O vinho dos 85 Anos da Aurora

Provei, em primeiríssima mão (na noite do lançamento), o vinho comemorativo dos 85 anos da Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A maior e mais premiada cooperativa vinícola do país, com 1,1 mil associados e uma bonita história de conquistas e superação de dificuldades, vem ampliando a sua linha de rótulos de alta gama nos últimos anos.

O vinho dos 85 anos, com tiragem de 36 mil garrafas, representa muito bem este novo momento da Cooperativa. Corte bordalês tradicional (Cabernet Sauvignon + Merlot + Cabernet Franc), este Aurora 85 Anos (Safra 2014) é um vinho com potencial para evoluir pelos próximos dez anos, mas já está apto ao consumo.

O rótulo reúne o melhor das três castas francesas – os taninos marcantes da Cabernet Sauvignon, a doce maciez da Merlot e a acidez vivaz da Cabernet Franc – num conjunto muito bem equilibrado. Com 10 meses de passagem por barricas de carvalho francês e americano de terceiro uso, e 12,5% de álcool (como muitos dos bons Bordeaux), é um tinto elegante, que pode ser consumido mesmo em dias mais quentes, levemente refrescado. A cor – rubi brilhante, com reflexos violáceos -, o nariz repleto de frutas vermelhas e o final de boca com uma nota persistente de café compõem um blend harmonioso e gastronômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *