VINHOS DE JARDIM

cave

O platô do Vale do Rio das Antas, a mais de 700 metros de altitude, na Serra Gaúcha, é frio, seco, e bem ventilado. Ali, as uvas amadurecem mais lentamente, o que ajuda a concentrar nos vinhos cores, aromas e sabores. O vento, mais ou menos constante, funciona como um secador natural para as videiras. E o solo basáltico, dobrado e pedregoso, ajuda a drenar a água da chuva.

É neste lugar bucólico, no município de Nova Pádua, que desde 1983 a Boscato Vinhos Finos produz alguns dos melhores rótulos brasileiros. Autênticos vinhos de terroir, que expressam as características do lugar onde são elaborados, a alma da terra (nome, aliás, de seu rótulo ícone, o Anima Vitis), e, por isso mesmo, possuem uma personalidade única. Um trabalho cuidadoso, paciente, da família Boscato, que começa, naturalmente, pelo vinhedo. Neste caso, praticamente um “jardim”, cultivado com muito carinho pela engenheira agrônoma Roberta Boscato, filha de um dos proprietários, Clóvis. Irrigação por gotejamento, para amenizar os períodos mais difíceis de seca, na brotação, e até uma estacão meteorológica própria, que monitora temperatura, umidade do ar e do solo, radiação solar e ventos contribuem para o controle absoluto das condições em que a matéria-prima se desenvolve.

Os resultados de todo esse trabalho são minuciosamente avaliados, depois, num moderno laboratório, na própria vinícola. O passo seguinte é o amadurecimento dos vinhos em barricas de carvalho francês. Só um afinamento, para não comprometer as deliciosas notas frutadas que caracterizam os suculentos vinhos da casa.

Dificilmente um vinho tinto da Boscato chega ao mercado sem descansar por um ou dois anos em barricas e garrafas, numa bonita cave escura e silenciosa. É o tempo que o vinho precisa para polimerizar seus taninos, ou seja, tornar-se mais macio, aveludado, com aromas intensos de frutas vermelhas, nos casos dos tintos, e algumas notas de especiarias, café e chocolate, aportadas pela madeira. Avessa a concursos e competições, a Boscato tem, no entanto, uma legião de fãs que se encarrega de divulgar, boca a boca, a qualidade de seus tradicionais rótulos.

 

cave2 cave3 cave4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *