MEU PRIMEIRO VINHO

primeirovinho

Elaborar o próprio vinho é o sonho de quase todo enófilo. Mas a brincadeira custa caro, dá trabalho, e exige muito conhecimento, e tempo, de quem não é profissional do ramo. Existe, contudo, uma alternativa mais inteligente e prazerosa de realizar este sonho: o curso Winemaker, da Vinícola Miolo, na Serra Gaúcha.

Durante quase um ano, entre 2012 e 2013, acompanhei as aulas teóricas e práticas do Miolo Winemaker Tinto, no Vale dos Vinhedos, conduzidas pelo enólogo-chefe da Casa, Adriano Miolo, e por uma dedicada equipe de enólogos, engenheiros agrônomos e outros colaboradores. Ficávamos hospedados no belo Hotel & Spa do Vinho Caudalie, almoçávamos e jantávamos nos melhores restaurantes da região, e tínhamos aulas teóricas e práticas nas instalações e vinhedos da própria Miolo.

O curso, que ocorre em cinco finais de semana ao longo de quase um ano, abrange o ciclo completo da videira (poda seca, poda verde, vindima), a vinificação e, por fim, o corte, ou seja, a mistura final dos diferentes vinhos que comporão o vinho de cada turma de winemakers.

Meu vinho Primeira Viagem Merlot 2013 – um blend de uvas do lote 42 da Miolo e de Monte Belo do Sul, com 15% de Cabernet Sauvignon e selo da Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos – estagiou por oito meses em barricas de carvalho francês, nas caves da Miolo, no Vale dos Vinhedos (RS). O rótulo, muito bonito, trazia a imagem de um alegre grupo de aventureiros em um barquinho. No contra-rótulo, uma frase escolhida pelo winemaker, e sua assinatura. Ao final do curso, cada aluno levou para casa 60 garrafas do vinho que elaborou. Sou suspeito para falar, mas acho que a brincadeira rendeu um Merlot honesto para beber – ainda jovem – com os amigos. Não restou nenhuma garrafa na minha adega para contar a história de sua evolução.

Depois do sucesso do Winemaker Tinto, a Miolo lançou o Winemaker Espumante e o Winemaker Branco.

 

winemaker4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *